2ª FESTA À VISTA!!!!

OLÁ MEUS CARÍSSIMOS PARENTES E AMIGOS, MARCAMOS A 2ª FESTA DA FAMÍLIA NA FAZENDA JABORANDI - DIA 26 DE MAIO DE 2012.
RESERVE A DATA E VENHA COMPARTILHAR CONOSCO DESTA ALEGRIA

COLABORE NA CONSTRUÇÃO DA NOSSA GENEALOGIA , seja um membro no site www.myheritage.com.br/site-122536962/figueiredo-faz-jaborandi

Origem do sobrenome Figueiredo



        Figueiredo, do antigo português, é sinônimo de figueiral, e designa lugar onde existem muitas figueiras. (Antenor Nascentes, II, 112). Como laranjal, bananal.
Sua origem como sobrenomes está ligada a uma lenda, ocorrida pro volta do ano 783, pela qual consta que os mouros, de cultura muçulmana, invadiram a Península Ibérica, onde hoje se localiza Portugal e Espanha, e dominaram toda a região. Como tributo de conquista, o Kalifa, rei de Córdova (Espanha), passou a exigir do vencido Mauregato, Rei de Leão, um tributo de 100 donzelas anuais. Inconformados com essa absurda exigência por terem formação cristã, os fidalgos e o próprio povo ibérico ofereciam resistência toda vez que os mouros passavam para cobrar as mulheres, mas sempre era vencidos.
Numa dessas ocasiões, os mouros conduziam seis donzelas para o kalifa e, quando passavam por um Figueiredo (ou figueiral) localizado próximo a Viseu, o fidalgo Goesto Ansur, que se encontrava por ali caçando, investiu contra os muçulmanos e, depois de esgotada a munição, armou-se com um pesado galho de figueira, vencendo-os e restituindo as mulheres à liberdade.
Depois de expulsos os árabes da penínsulas como homenagem por aquele ato de bravura, o fidalgo foi agraciado com o sobrenome de FIGUEIREDO com direito a Brasão de Armas.
Também a localidade onde o fato aconteceu passou a chamar-se Figueiredo das Donas, nome que permanece ainda hoje, localizada na comarca de Viseu, em Portugal. Por extensão, todos os moradores daquela localidade passaram a assinar-se “de Figueiredo” que significava “procedente ou originário de”. Assim, além daquele conferido a Goesto Ansur, o sobrenome Figueiredo passou a ter significado geográfico, alcançado a todos os habitantes daquela localidade.
Embora a partir daquele ato todos os seus familiares passassem a utilizar o sobrenome, a genealogia dessa família só é encontrada pela primeira vez com o quinto neto deste Ansur, de nome Soeiro Martins de Figueiredo, conforme registros datados de 1211 e 1245, ao tempo dos reis de portugal, D. Afonso II e D.Afonso III.
ref.www.ribeiraopequeno.com.br/historias-fatos-origem-do-sobrenome-figueiredo-2159-93.htm

2 comentários:

  1. Meu pai eh Figueiredo, eu moro na Alemanha e q lugar esquisito, achei q aqui fosse outra coisa....tem um povo de uns grupos ai q adoram perseguir os outros, aq so conheco a palavra "perseguicao"... antes de vir pra ca eu nem sabia o que era isso, so o meu pai mesmo q vonha atras de me e o meu irmao
    .. afinal eh pai e irmao, mas gente q a gente nem sabe quem vindo atras de me, pq? Pq tou na Alemanha?

    ResponderExcluir
  2. Ops... de novo...Meu pai eh Figueiredo, eu moro na Alemanha e q lugar esquisito, achei q aqui fosse outra coisa....tem um povo de uns grupos ai q adoram perseguir os outros, aq so conheco a palavra "perseguicao"... antes de vir pra ca eu nem sabia o que era isso, so o meu pai mesmo q vInha atras de me e o meu irmao
    .. afinal eh pai e irmao, mas gente q a gente nem sabe quem sao, vindo atras, pq? Pq tou na Alemanha?
    E tambem pq ficam ai colocando tudo dos sobrenomes dos outros aq nessa internet?

    ResponderExcluir