2ª FESTA À VISTA!!!!

OLÁ MEUS CARÍSSIMOS PARENTES E AMIGOS, MARCAMOS A 2ª FESTA DA FAMÍLIA NA FAZENDA JABORANDI - DIA 26 DE MAIO DE 2012.
RESERVE A DATA E VENHA COMPARTILHAR CONOSCO DESTA ALEGRIA

COLABORE NA CONSTRUÇÃO DA NOSSA GENEALOGIA , seja um membro no site www.myheritage.com.br/site-122536962/figueiredo-faz-jaborandi

terça-feira, 1 de junho de 2010

Cruxifixo que pertenceu ao Capitão-mor José Álvares de Figueiredo (1.776) muito parecido com o pertencente à Fazenda Jaborandi


                   Fachada da Fazenda da Serra, onde se encontrava o crucifixo abaixo.










Cruxifixo que pertenceu ao Capitão-mor José Álvares de Figueiredo, encontrado também pelo nome de José Alves de Figueiredo.


Fotos enviadas por Marcos R. Chaves-Itatiba - SP. Transcrevemos aqui parte do texto com suas explicações: 
"A Família Figueiredo inicia-se com o Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo, nascido em 1744, em São Martinho das Moitas, no Bispado de Viseu, Portugal, filho de Manuel Gomes e D. Micaela de Figueiredo. O capitão-Mor casou-se  com Maria Vilela do Espírito Santo, filha de Domingos Vilela (pelo que - neste ramo - todo Figueiredo é Vilela e nem todo Vilela é Figueiredo) e de Maria do Espírito Santo, neta materna da ilhoa Júlia Maria da Caridade e de Diogo Garcia. Sabe-se que, no último quartel do século  XVIII, o Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo foi enviado ao Brasil por S. Majestade Fidelíssima, El-Rei Dom José I, para as Minas Gerais. Antes de 1776, chegou o Capitão-Mor às terras que hoje constituem a Cidade de Boa Esperança-MG (berço deste ramo de Figueiredos no Brasil), adquirindo, pela quantia de oito mil cruzados, duas sesmarias, formando um domínio senhorial de aproximadamente seis léguas quadradas. Por suas ligações diplomáticas com a coroa, concedeu-lhe El-Rei poderes discricionários sobre a população nascente".

10 comentários:

  1. JOSÉ NICODEMOS DE FIGUEIREDO

    A Família Figueiredo perdeu no último domingo, dia 13-10-2013, um dos maiores conhecedores de sua história e Genealogia, José Nicodemos de Figueiredo. Nascido a 21-11-1933, em Boa Esperança-MG, onde viveu a maior parte de sua vida, era filho dos primos Domingos Alves de Figueiredo e de Carmelita Chaves de Figueiredo, ambos trinetos do Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo.Tendo sido funcionário das Centrais Elétricas de Furnas, conheceu profundamente todo o território inundado pela represa, na década de sessenta do século XX, o que lhe proporcionou uma descrição criteriosa da delimitação territorial primitiva de Boa Esperança e de diversas cidades da região sul mineira. Seus estudos sobre a "Sesmaria da Pedra Branca" , em Campos Gerais, muito auxiliaram na elucidação da fundação de Alfenas. Genealogista de reconhecida capacidade, colaborou num sem número de pesquisas no sul de Minas Gerais, destacando-se um estudo sobre a nobre linhagem dos Figueiredos de Viseu. Foi colaborador do célebre Monsenhor José do Patrocínio Lefort, de Campanha. No último mês de julho, foi vítima de um acidente automobilístico, na Ponte das Amoras, tendo ficado internado no Hospital Universitário de Alfenas, por um mês. Depois, foi transferido para Belo Horizonte, onde veio a falecer. Era solteiro e deixou dez sobrinhos. Foi sepultado em Boa Esperança, tendo recebido significativas homenagens da municipalidade, da comunidade da Basílica de Nossa Senhora das Dores, da qual participou ativamente a vida toda e de seus numerosíssimos familiares. Orgulhava-se (no bom sentido) da sua origem e de seus ancestrais, tendo sido um exemplo de probidade, de fidelidade, de modéstia, de amor à família e de dedicação ao bem comum; valores que procurou passar a todos que com ele conviveram. Pode-se dizer que Nicodemos foi um daqueles seres humanos que dignificam a humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite

    Sou Aparecida Leal, filha de Alcino Vasconcelos Leal, filho de Fernando Vasconcelos Leal, filho de Ordalia Garcia Leal, filha de Mariana Cândida de Figueiredo, filha de Felícia Cândida de Figueiredo, filha do Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo- o fundador de Boa Esperança.Fico feliz em saber que tinha um grannnnnnnnnnnde primo Genealogista e triste em saber somente agora que ele já se foi.Gostaria de ter tido a oportunidade de me corresponder com ele, pois sou a única na família que me interesso por genealogia e me sinto o patinho feio. Há 02 anos comecei montar a minha árvore no my heritage e hoje pesquisando no GOOGLE sobre os Figueiredos conheci esse blog e essa triste notícia. Que pena!
    Mas, pelo que você escreveu sobre ele mostra que ele era mesmo um ILUMINADO, pois o que vale mesmo nesta vida é o que se deixa nos corações das pessoas. Essa é a Luz!
    Meus sentimentos a todos os familiares e amigos.
    Cissa

    ResponderExcluir
  3. O Sr.José Nicodemos de Figueiredo, era também descendente do Inconfidente José de Rezende Costa, pela parte de sua mãe Carmelita Chaves de Figueiredo - Seu nome é mencionado no índice da Família Rezende e no Volume III, da Genealogia Mineira / Família Rezende - 1939 - de Arthur Rezende - Seu nome é mencionado na página 178. Desejo comprar o livro sobre a História de Boa Esperança escrito por ele. Meu gmail é mlmlmarcoslima.gmail.com.

    ResponderExcluir
  4. Amei conhecer essa história,sendo que tenho uma pasta no pinterest chamada Fazendas antigas.Quando tenho um tempo vou lendo tudo sobre as fazendas,suas histórias e seus legados assim me remeto ao passado coisa que mais gosto.Parabéns pela história dessa fazenda que já deve ter sido belíssima. ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  5. José Nicodemos de Figueiredo foi um dos brilhantes Genealogistas Mineiros e sua história será sempre lembrada pelos amantes da Genealogia.

    ResponderExcluir
  6. Está fazenda foi do meu avô Francisco Alves de Figueiredo, e do meu pai José Alves De Figueiredo e seu irmão Azor Alves de Figueiredo e demais irmãos.,,,

    ResponderExcluir
  7. Sou neta de Francisco Aves de Figueiredo filha de José Alves de Figueiredo, moro em Cascavel Pr

    ResponderExcluir
  8. Minha sogra Ordália Rezende de Figueiredo Faleiros descendia diretamente da mesma Família Figueiredo de José Nicodemos de Figueiredo, era filha de João Urbano de Figueiredo casado com Mariana Delminda de Rezende, ele nascido em Boa Esperança, MG e ela nascida na Fazenda Amarela em Patrocínio Paulista, SP.
    Sou Genealogista do INGENS e minha Cadeira tem como Patrono o saudoso José Nicodemos de Figueiredo.
    Quero estar sempre em contato com este Blog.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou filha do ex dono da fazenda Jaborandi, meu pai; José Alves de Figueiredo; filho de Francisco Alves de figueiredo = dono da fazenda Jaborandi. O crucifixo pertencia ao meu avô pai do meu pai. Hoje a fazenda é um hotel fazenda e o crucifixo permanece lá.

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe Ana Carolina Vieira de Figueiredo, filha de Adalberto Vieira de Figueiredo, nascida em Altinopolis, sempre me falava dos meus avós, que eu não conheci. Ela perdeu seus pais muito cedo e foi criada por um tio chamado de Garcia. Falava que seu pai ( meu avô) Adalberto plantava café nessa região, Ribeirão Preto, Batatais, Altinopolis. Ele nasceu em MG, São Sebastião do Paraíso. Será a mesma família? Gostaria de saber minha origem, pois pouco soube a respeito.

    ResponderExcluir